2023
Gravações de campo, performance, círculo
Residência artística, Mata da Albergaria, Campo do Gerês, Portugal
Apresentação no Encontro de Artes, Ecologia e Ruralidades, Rural Vivo!, Campo do Gerês
Processo criativo desenvolvido em residência artística no Campo do Gerês e Mata da Albergaria. Fiz uma recolha e gravação audiovisual sobre as relações entre as comunidades humanas e as comunidades arbóreas. A criação envolveu um processo de escuta profunda e de ligação aos campos vibratórios e redes de vida de diferentes espécies de árvores, bem como conversas com os moradores da aldeia sobre as suas memórias de estórias, saberes, usos e costumes da comunidade com as árvores. Esta recolha audiovisual foi apresentada pela primeira vez no Encontro de Artes, Ecologia e Ruralidades, Rural Vivo!, com um círculo de sintonização e performance audiovisual, e em roda de conversa com os outros dois artistas em residência, Helle Hélia e Yao Tembe. Esta criação sobre a relação de pessoas humanas com pessoas árvores evolui como organismo vivo, e segue em diferentes lugares, agora na Serra do Soajo.
Apresentam-se aqui alguns excertos áudio desta recolha. Existe também um vídeo filmado na Mata da Albergaria e uma coleção de fotografias em formato de cartas postais.
Agradecimentos
Pelo vosso tempo e boas conversas: Carmelita Pires, João Antunes Pires, Maria Celeste Martins Fernandes, Manuel Martins, José Carlos Pires, Fátima Pires, João Martins, João Barroso. À Rural Vivo pelo convite, acompanhamento e por fazer acontecer.