Simbioses e Geometrias

Simbioses e Geometrias é uma co-criação que cruza arte sonora, performance músical e acusmática, ecologia acústica e bioacústica. Experimentam-se relações entre o som ambiental de lugares específicos da Serra do Gerês e a sonoridade de instrumentos acústicos. Enquanto que Cláudia Martinho realizou gravações multi-canal com vários tipos de microfones na Mata da Albergaria, e criou paisagens sonoras para evocar o espírito dos lugares e os seres que neles habitam, Luís Bittencourt concebeu e construiu eco-instrumentos de percussão acústicos a partir de materiais encontrados, como água, pedras, madeira, folhas, entre outros. Nesta primeira instalação e performance electroacústica, exploram-se abordagens a características vibratórias e musicais baseadas no som dos lugares, como espectros, geometrias de ressonância e timbres, numa relação simbiótica com as paisagens sonoras espacializadas.

Apoio: Ministério da Cultura – Direção Geral das Artes, 2019


Gravação da performance no evento Rural Vivo! Campo do Gerês, Portugal, 24 de Julho de 2020

Cláudia Martinho: gravações de campo na Reserva da Biosfera da UNESCO de Gerês (vento, folhas, formigas, água, pássaros, grilos, sapos,..), percussão, minerais, taças de água e efeitos.
Luís Bittencourt: percussão acústica de eco-instrumentos com materias encontrados, instrumentos eletroacústicos, waterphone, água e efeitos.


Vídeo da performance


Página web do encontro Rural Vivo, onde serão arquivados os vídeos das performances:

https://www.ruralvivo.org/


Documentação do processo criativo em residência