
2025
Paisagem sonora generativa
A apresentar na Galeria Digital do Porto
Inauguração 19.07.2025, Porto
Criação selecionada na Convocatória Aberta Porto Digital, coordenada por Porto Digital; apoiada por Galeria Municipal do Porto, Porto Innovation Hub, Scale Up Porto; uma iniciativa do Município do Porto.
Instalação digital no espaço público.
Localização: Cruzamento da Rua de Santo André com a Rua de Santo Ildefonso
Neste ponto onde duas ruas se unem, a rua de Santo André com a longa rua de Santo Ildefonso (antiga rua Direita), uma árvore solitária marca um lugar de reunião. Aqui, o convite é para nos sentarmos ao seu redor, e escutarmos mais adentro no nosso corpo. Do mundo subterrâneo à atmosfera, a árvore, uma Magnólia, torna-se uma antena de captação e transmissão, axis mundi, para uma experiência sonora aumentada do nosso campo perceptivo, revelando-se as múltiplas vozes e os ritmos orgânicos aí presentes. Abre-se um caminho sensorial, ampliam-se os sentidos, tornando o nosso corpo permeável e ressonante, para aprofundar a nossa presença, sintonização e pertença com o lugar.
No processo de criação da paisagem sonora, combinaram-se diversos dispositivos de captação sonora e de transdução acústica, a sonificação de dados climáticos da rede de sensores, com análise de padrões e da sua evolução ao longo do tempo. Usam-se estas tecnologias digitais ao serviço da nossa presença participativa com os lugares, para expandir a nossa capacidade de escutar, sentir e vincular. A paisagem sonora leva-nos a uma experiência envolvente, afectiva e incorporada das variações ambientais (temperatura, humidade, pluviosidade, vento), sinais bioeléctricos, padrões vibratórios, oscilações, qualidades e materialidades que nos passam desapercebidos no quotidiano, e que nos integram à rede de vida que nos rodeia.